NPDEAS lamenta o falecimento do Pesquisador e Professor Wellington Balmant

O NPDEAS comunica, com pesar, o falecimento do pesquisador e professor Wellington Balmant no dia 28 de julho de 2023, aos 41 anos, na cidade de São José dos Pinhais. Wellington atuava como pesquisador no NPDEAS desde sua fundação.  Com uma vida acadêmica construída aqui na UFPR, o pesquisador era graduado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais e doutor em Ciências - Bioquímica. Recentemente havia terminado um segundo doutorado em Engenharia Mecânica também na UFPR. Recém aprovado como professor substituto, ia começar a dar aulas no curso de Engenharia Mecânica.

Produziu dezenas de artigos científicos (revistas e congressos), co-orientou dezenas de mestrados e doutorados, bem como patentes. Sempre trabalhou com muito entusiasmo e nunca se furtava em ajudar os alunos do projeto.Vale mencionar que o artigo científico utilizado como referência para criação do NPDEAS partiu do Wellington Balmant em 2007. Até então, não tínhamos imaginado o uso da microalgas como fonte de energia renovável para submissão do primeiro projeto de pesquisa.

Wellington deixa esposa e uma filha. Deixa também muitos amigos que sempre vão lembrar do Wellington com muito carinho e saudades. Aquela coquinha gelada no meio do expediente nunca mais será a mesma sem você meu caro.

O NPDEAS, enlutado, presta os mais sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares, colegas, amigos e alunos.