Pesquisas com Microalgas do NPDEAS!

Já reparou naquela substância verde que se formam nas piscinas quando a água fica parada? Sabe o que é? São as chamadas microalgas consideradas por alguns pesquisadores como o combustível do amanhã.Elas não servem apenas para poluir os lagos ou sujar as piscinas, além de ser a base da cadeia alimentar nos rios e oceanos, as microalgas tem o potencial para resolver problemas como a emissão excessiva do gás carbônico pelo homem e, além disso, podem ser usadas em diversas aplicações industriais
Os pesquisadores do Npdeas - Soluções em Escala de Engenharia da UFPR (Universidade Federal do Paraná) desenvolveram ração com adição de microalgas nativas de Curitiba para alimentação de peixes e também de PETs.  A ração de peixe com adição de microalgas mostrou-se eficiente para a proteção contra danos no DNA. Já a ração para os cachorros provocou a redução de colesterol total e triglicerídeos nos animais testados
 Outra aplicação de grande relevância nos dias atuais consiste na purificação de biogás com fotobiorreatores tubulares. Nesses estudos os pesquisadores já conseguiram o biogás com 95% do poder calorífico do gás natural.
Em 10 anos de existência, o grupo também trabalhou no desenvolvimento de um sistema de aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos no qual o lixo é transformado em eletricidade e as emissões são tratadas pelas microalgas. Essa tecnologia permite resolver em parte os problemas da geração de lixo nos grandes centros urbanos através da aplicação das microalgas para biofixação dos gases presentes na emissão da incineração. Esse trabalho resultou em um produto patenteado que foi licenciada pela empresa Lufpar.

O sistema de tratamento de resíduos em operação está disponível à visitação da comunidade. O visitante pode acompanhar a transformação do lixo em eletricidade e visualiza todo o processo de fixação biológica promovido pelas microalgas. Recebemos visitas de escolas de ensino médio e fundamental e até turmas de graduação de cursos variados. Agende já sua visita pelo projeto de Extensão: Ciência para Todos.
Saiba mais do NPDEAS no nosso site: www.npdeas.ufpr.br
Sistema de Geração de Eletricidade a partir de RSU: Incinerador, Usina Ciclo Rankine, Filtração Biológica com Microalgas cultivadas em FBR tubulares compactos.