Qualificação e Defesa de Doutorado de Fernando Gallego Dias

Defesa de Doutorado

Convidamos a todos para a defesa pública de doutorado do Engenheiro Fernando Gallego Dias, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais a ser realizado no dia 28 de agosto de 2017 às 14 h na sala de Reuniões do NPDEAS (Como chegar? Clique AQUI).

O título do trabalho é "Modelagem, ajuste e validação experimental de processo de geração de hidrogênio via cultivo de microalgas em fotobiorreatores compactos" desenvolvido sob a orientação do Prof. José Viriato Coelho Vargas e sob coorientação do Prof. André Bellin Mariano.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE - UFPR) possui cinco linhas de pesquisas nas quais são desenvolvidas trabalhos de grande relevância para a sociedade. Além da linha de pesquisa em Energias Renováveis e Não Renováveis, da qual esse trabalho de doutorado faz parte, o PIPE possui as seguintes linhas de trabalho:


  • Biomateriais: Biocompatibilidade e Aplicações
  • Materiais de Engenharia
  • Simulação e Modelagem de Materiais
  • Tecnologia de Superfícies, Filmes e Interfaces
Conheça mais o PIPE acessando o site do programa: www.pipe.ufpr.br.

A Defesa de Doutorado consiste em uma excelente oportunidade para que alunos da universidade e sociedade conheçam as pesquisas de ponta realizadas na Universidade Federal do Paraná na área de Energia Renovável. 

O maior diferencial deste trabalho de doutorado consistiu na produção de biohidrogênio a partir de uma microalga isolada na cidade de Curitiba e produzida em larga escala em fotobiorreatores tubulares compactos desenvolvidos, construídos e patenteados por pesquisadores e alunos da UFPR. 


Para que isso serve para a sociedade?

Imagine produzir energia limpa e renovável a partir do tratamento de esgoto? Com trabalhos como deste doutorado, será possível produzir hidrogênio, um gás altamente energético capaz de ser convertido em energia elétrica. Esse futuro já é possível hoje. A UFPR já tem a tecnologia de converter esgoto em Hidrogênio e também de converter o Hidrogênio em Eletricidade.

Ou seja: Transforma-se esgoto (que é um grande problema ambiental) em energia limpa! 

Quer saber como isso é possível: Acesse o site do NPDEAS para maiores informações www.npdeas.ufpr.br

Para aqueles que quiserem acompanhar a Qualificação de Doutorado: Será realizada dia 21 de Agosto de 2017 às 14 h na sala de Reuniões do NPDEAS (Como chegar? Clique AQUI).