Linha do Tempo do NPDEAS (2007 - 2012)


Neste vídeo é apresentado uma visão geral do NPDEAS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável), localizado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná em Curitiba (Paraná - Brasil).




A linha do tempo apresenta as principais conquistas do núcleo desde a sua concepção em 2007 até o final de 2012. 

O principal objetivo do NPDEAS é a obtenção de um prédio autossustentável em energia elétrica a partir do biodiesel de microalgas e outras fontes. O principal produto consiste no desenvolvimento de fotobiorreatores tubulares compactos para o cultivo de microalgas. Esses equipamentos possuem volume operacional de 12 m3 em uma área de apenas 10 m2. Suas dimensões são 8 m de altura, 2 m de largura e 5 m de comprimento. Cada um dos fotobiorreatores possui 3,5 km de tubos transparentes.

Desta forma é possível a produção de biomassa de microalgas de forma compacta e eficiente, não usando terras agriculturáveis, ou seja, sem competir com a produção de alimentos. Atualmente os fotobiorreatores usam apenas o CO2 presente no ar atmosférico como única fonte de carbono. Contudo, existe a possibilidade de acoplá-los a sistemas emissores de CO2 (caldeiras, geradores, fermentadores, chaminés) de modo a fixar o carbono melhorando a qualidade ambiental das emissões.