Atualização: Projeto da aluna de Mestrado Aline B. Pereira


Aluno: Aline B. Pereira

Email: alinebp@onda.com.br

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química - UFPR

Orientador: David Alexander Mitchell

Co-orientador: André Bellin Mariano

Título do Projeto: Aproveitamento de gases de escape na produção de microalgas

Uma produção eficiente de microalgas pode ser alcançada pelo aumento do fornecimento de CO2 ao cultivo, sendo necessária a utilização de fontes gasosas enriquecidas de CO2, objeto de estudo dessa pesquisa de mestrado. Ao longo do trabalho busca-se obter parâmetros de produção de biomassa de microalgas em escala laboratorial, contribuindo para o desenvolvimento do segmento da unidade auto-sustentável em energia do NPDEAS referente ao aproveitamento de gases de escape de uma unidade multigeradora (eletricidade, calor, frio) na aeração dos fotobiorreatores.

Objetivo Geral:

- Avaliar a viabilidade técnica de aumentar a produção de microalgas em cultivo misto através do uso de gás de escape proveniente da queima de diesel de uma unidade multigeradora.

Objetivos Específicos:

- Avaliar a influência da aclimatização de uma cultura mista de microalgas na produção de biomassa e na relação Densidade Óptica versus Peso Seco de Biomassa;
- Avaliar o efeito do uso de gás de escape e de gases controle ricos em CO2 na produção de biomassa de microalgas e no seu conteúdo de lipídeos;
- Avaliar a substituição da fonte de nitrogênio original do meio de cultivo de microalgas pelos óxidos de nitrogênio do gás de escape.