Ação social do NPDEAS no programa Paraná Alfabetizado

O NPDEAS teve oportunidade de participar de uma ação social-educacional através da parceria com a Professora Vera Lúcia Bellin Mariano (NRE - IBaiti - PR) realizada na comunidade rural São Roque do Pico em Ibaiti - Paraná. Nessa cidade é realizado o programa Paraná Alfabetizado. Esse programa consiste em uma ação do Governo do Estado do Paraná coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e foi desenvolvido em parceria com o MEC/SECAD/Programa Brasil Alfabetizado e Prefeituras Municipais que tem como objetivo universalizar a alfabetização aos jovens, adultos e idosos paranaenses não alfabetizados com 15 anos ou mais.
A Professora Vera desenvolve o projeto 'Cultivo de Microalgas em Fotobiorreatores' (link) que promove o desenvolvimento da ciência através de coleta, observação e cultivo das microalgas com alunos do ensino médio na cidade de Ibaiti e região.
Parte desse projeto consistiu em levar esse conhecimento para alunos participantes do programa Paraná Alfabetizado em Ibaiti. O resultado desse primeiro contato dos alunos com a ciência pode ser acompanhado neste link.
         Os alunos participantes deste programa são em sua maioria idosos que durante sua vida não tiveram oportunidade de estudar, ou então, foram obrigados a interromper os estudos em detrimento do trabalho pesado realizado no campo.


Alunos do Programa Paraná Alfabetizado na comunidade rural São Roque do Pico - Ibaiti - Paraná

Com o apoio da Professora Édina Pimentel, sob coordenação das Professoras Rosemeyre e Iolanda do Núcleo Regional de Educação, a Professora Vera apresentou as microalgas para os alunos através de palestra e observação direta em microscópio.

Professoras Iolanda, Vera Mariano e Édina Pimentel
Professora Vera e alunos durante a observação das microalgas em microscópio ótico

Após a observação no microscópio os alunos registraram as observações em papel, demonstrando que realmente compreenderam o que estavam realizando.

Desenhos dos alunos durante a observação em microscópio ótico

A participação do NPDEAS ocorreu no dia 27/7/2012 através de uma palestra ministrada pelo Prof. André Bellin Mariano, na qual, utilizando uma linguagem simples e objetiva, foram apresentados os avanços e desafios científicos presentes nas pesquisas desenvolvidos na UFPR. Muitas correlações foram feitas entre o que acontece no dia-a-dia do campo e o conhecimento científico.

Professores Iolanda (NRE - Ibaiti), André (NPDEAS - UFPR) e Edinéia (NRE - Ibaiti)

Ficou evidente o fascínio dos alunos pelo assunto apresentado. Após a palestra realizou-se uma discussão com todos os presentes, alunos e professores, onde foram trocados relatos de experiência de vida e encantamento pelo conhecimento. Desta forma, fica claro que a disseminação do conhecimento científico não pode se restringir a pequenos e seletos grupos mas, na verdade, deve estar presente em todas as ações desenvolvidas na educação. Até mesmo durante alfabetização de jovens e idosos.